Monitores

Atualmente, muita gente sonha com monitores e TVs LCD, mas esse sistema futurista faz parte de nossa rotina há tempos e está presente em relógios, micro-ondas, aparelhos de CD, celulares, laptops...
O surgimento do cristal líquido
Em 1888, o botânico austríaco Friedrich Reinitzer percebeu que, quando derretia benzoato de coleteril, a substância virava um líquido nebuloso que clareava de acordo com a elevação de temperatura. Ao ser resfriado, este líquido adquiria uma coloração azulada antes de cristalizar. Ou seja, havia um material que ultrapassava os limites dos estados sólido e liquido, combinando as duas formas quando submetido a uma temperatura específica. Nascia o cristal líquido. Foram necessários mais 80 anos de pesquisa para que a RCA desenvolvesse a tecnologia LCD, em 1968. A partir disso, a indústria especializada não parou mais de aprimorar a técnica.
Os monitores de LCD (Liquid Crystal Display) são compostos por moléculas de cristal líquido distribuídos entre duas lâminas transparentes e uma lâmpada de luz branca (backlight). Quando a luz é acesa, os elementos elétricos presentes nas lâminas formam campos magnéticos que orientam o cristal líquido, gerando imagens.
A evolução da tecnologia
O tipo mais moderno de LCD possui matriz ativa, sistema que concede maior conforto visual pela rapidez de atualização das imagens e torna a tela mais fina, mais leve e com maior ângulo de visão, além de propiciar maior contraste, o que aprimora a qualidade da imagem. Com o desenvolvimento da tecnologia de matriz passiva os pixels da tela passaram a ser controlados "individualmente", só então foi possível fabricar telas maiores com alta resolução.
Telas de matriz passiva têm baixo índice de contraste, saturação reduzida e tempo de resposta muito longo, o que pode causar o congelamento da imagem em cenas de muito movimento.
Como escolher?
Com tantos detalhes e funções aprimoradas não é mais possível realizar uma boa compra analisando apenas características como tamanho, preço e fabricante. Entender o que diferencia estes aparelhos é fundamental para adquirir o monitor mais adequado às suas necessidades.
- Brilho: para maior fidelidade das cores é recomendado que a intensidade de brilho seja entre 250 a 300 cd/m².
- Conexão: para ligar o monitor ao computador é necessário que as conexões sejam compatíveis. É comum o usuário adquirir o mais moderno monitor e ao chegar em casa perceber que as "tomadas" são diferentes. Neste caso, basta recorrer a um adaptador. O conector de vídeo DVI concede maior qualidade às imagens, pois sua transmissão é digital enquanto o VGA funciona no modo analógico. Há monitores que aceitam os dois tipos de conexão.
- Consumo de energia: os monitores LCD são 60% mais econômicos que seus antecessores. Ainda assim, existem monitores desenvolvidos para um consumo de energia mais econômico, em torno de 15 watts, quando o normal é 35 ou 45 watts. Além disso, é possível reduzir os gastos utilizando o "modo de hibernação" (stand by) do seu micro.
- Contraste: quanto maior o contraste, maior a quantidade de tons e melhor a imagem. Contraste é a quantidade de tons entre o preto e o branco que um aparelho consegue produzir. Os monitores mais modernos oferecem contraste de até 20.000:1.
- Design: neste quesito os destaques são: a espessura, cada dia mais fina; os modelos ergonômicos com múltiplas regulagens de inclinação; a possibilidade de fixar o monitor na parede e o ângulo de visão que varia de 90º a 176º. Existem ainda telas antirreflexo, com HDTV ou conexão DVI.
- Formato: as telas quadradas (4:3) estão cada vez mais raras, a tendência é a popularização das telas widescreen (16:9). É comum ouvirmos relatos de que as telas retangulares "esticam" e "distorcem" as imagens, mas é puro folclore. Isso só acontece se o usuário não configurar corretamente o monitor.
- Marca: uma boa marca contribui para a qualidade do produto e, no caso dos eletrônicos, é necessário saber onde estão localizados os postos de assistência técnica. É comum ao utilizar um novo aparelho esclarecer dúvidas sobre o modo de instalação e uso com o SAC do fabricante. Informe-se antes da compra.
- Refresh Time ou Tempo de Resposta: quanto menor o tempo de resposta, maior a velocidade de formação das imagens, característica imprescindível para assistir vídeos ou se divertir com games modernos. O ideal é adquirir um monitor com tempo de resposta igual ou menor a 8ms, mas já estão disponíveis no mercado monitores com 2ms.
- Resolução (pixel pitch): quanto maior a resolução, melhor a definição da imagem. Isso corre porque a imagem formada na tela é composta por vários micropontos, chamados pixels. De modo geral, os monitores em LCD utilizam pixel de 0,264 mm e os modelos mais modernos oferecem resolução de 1680 x 1050 (número de pontos por coluna e linha).
Observe que a mesma resolução pode apresentar variação de qualidade em virtude do tamanho da tela. Num monitor de 17" com resolução de 1920x1080 a imagem será mais definida que em uma tela de 19" com a mesma resolução. Isso acontece porque na tela maior os pontos estarão mais "espalhados" que na menor. Portanto, esteja atento, quanto maior a resolução e menor a tela melhor será a qualidade da imagem. Ao adquirir um monitor grande escolha a maior resolução disponível.
Cuidados especiais
Seu monitor LCD merece uma atenção especial no quesito limpeza. O uso de produtos químicos como álcool, detergentes e desinfetantes pode desbotar as cores. Siga corretamente as recomendações do fabricante e contribua para a vida útil do seu aparelho:
- Para remover a poeira do aparelho passe apenas uma flanela, limpando a tela suavemente de cima para baixo.
- Para limpar sua tela utilize água apenas quando a sujeira não for removida com o uso de flanela.
- Se houver marca de dedo ou alguma mancha na tela use algodão umedecido com água, sempre limpando de cima para baixo, nunca em círculos.
- Não limpe com o aparelho ligado.
- Nunca utilize pano áspero ou papel
Liste os quesitos que você considera fundamentais para um bom monitor e compare as opções disponíveis em nosso site. Com certeza, você vai encontrar um modelo desenvolvido especialmente para as suas necessidades.

Fonte: Magazine Luiza

Técnico de Computador

Atendimento no local.

Blog: http://manutencao-computador.blogspot.com.br/

 

Notas & Informações

  

    Vivo

99973-3535

 

Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 20:00 horas.   

 

Conversão de Fitas VHS em DVD. 

O Técnico de Computador

técnico de computador é o profissional que repara e executa manutenção em computadores e servidores. As responsabilidades do técnico podem se estender a inclusão, a montagem ou ainda a configuração de um novo hardwareinstalar e atualizar pacotes de softwares, e também a criação e manutenção de redes. Técnicos de computador trabalham com uma grande variedade de configurações, e atendem aos setores público e privado.