<< Previous    1  2  [3]  4  5    Next >>

Identificar quais arquivos que são ruins é uma questão de conhecer as pragas digitais mais comuns e também os próprios programas instalados no sistema — geralmente um arquivo que não faz parte de um outro programa é um arquivo malicioso. Um antivírus e outras ferramentas como o HijackThis podem auxiliar na identificação dos arquivos ruins também.

Na maioria dos casos, é sempre bom utilizar qualquer ferramenta de remoção (inclusive antivírus) no Modo de Segurança, onde a maioria dos vírus não entra em ação e assim podem ser removidos mais facilmente.

O que faço para me proteger?
Como explicado anteriormente, um vírus só pode lhe infectar quando você abrir um arquivo permite a execução de scripts, executar um programa ou quando uma falha de segurança é explorada no seu computador.

Para resolver o problema das falhas de segurança, é necessário manter o computador atualizado. Navegar somente em sites confiáveis não é suficiente, pois é possível que um criminoso invada o site e modifique seu código para que ele também tente explorar uma falha de segurança. É indispensável que você mantenha o sistema atualizado, antes de qualquer coisa.

Evitar programas e arquivos suspeitos é o próximo passo. O antivírus pode lhe ajudar muito nesse sentido, mas é importante que você não confie apenas nele. Ficar de olho nos links que você clica na internet (incluindo em MSN e e-mails), evitar o uso de cracks e programas piratas, executar somente programas de fontes confiáveis e abrir somente documentos após examiná-los com um antivírus é muito importante.

Como identifico links maliciosos?
Mensagens das mais variadas possuem links que, quando clicados, podem instalar um vírus no seu computador. Muitos desses links podem ser identificados observando-se a barra de status (Exibir -> Barra de Status no Internet Explorer), que mostra o endereço dos links no canto inferior esquerdo. É importante verificar se o domínio (’example.com’) é confiável e então se o final da URL possui alguma extensão maliciosa como ‘.exe’, ‘.scr’, ‘cmd’ ou ‘.bat’.

Apesar de que isso funciona para muitos casos, golpes mais sofisticados são capazes de utilizar redirecionadores onde a extensão do endereço parece ser algum arquivo confiável (como um SWF, que seria uma animação Flash) e depois redirecioná-lo para o arquivo malicioso. Portanto, verificar é procedência da mensagem é tão importante quanto verificar o link.

Se a mensagem diz ser do seu banco, ligue para o banco e confirme que a mensagem foi enviada e peça instruções para confirmar a veracidade da mensagem. Se você recebeu via Orkut, confirme com o seu amigo que ele realmente enviou o recado. Se você recebeu uma mensagem que diz ser de uma empresa da qual você nunca adquiriu nenhum produto, procure um número de telefone e confirme que a mensagem é verídica.

Nunca confie no remetente da mensagem. Isso significa que você jamais deve confiar no campo “De” do e-mail, nem no usuário do Orkut ou MSN que lhe enviou o link. O campo “De” do e-mail pode ser completamente falsificado facilmente e perfis no Orkut podem ser clonados ou roubados, enquanto usuários do MSN podem ser infectados com vírus que enviam mensagens automaticamente contra a sua vontade. Procure sempre outros meios para confirmar a procedência da mensagem que não aquele pelo qual você a recebeu.

Existem vírus para Linux e Mac?
Sim. Existem diversos códigos maliciosos para Linux e alguns poucos para Macintosh. Eles dificilmente conseguem se espalhar devido ao pequeno número de usuários que usam esses sistemas, além de outros fatores. Confira a matéria Antivírus em sistemas não-Windows? para saber mais.

<< Previous    1  2  [3]  4  5    Next >>

Notas & Informações

  

    Vivo

99973-3535

 

Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 20:00 horas.   

 

Conversão de Fitas VHS em DVD. 

O Técnico de Computador

técnico de computador é o profissional que repara e executa manutenção em computadores e servidores. As responsabilidades do técnico podem se estender a inclusão, a montagem ou ainda a configuração de um novo hardwareinstalar e atualizar pacotes de softwares, e também a criação e manutenção de redes. Técnicos de computador trabalham com uma grande variedade de configurações, e atendem aos setores público e privado.