<< Previous    1  [2]  3  4  5    Next >>

Como sei que estou infectado? Quais são os sintomas?
Cada vírus possui sintomas diferentes. Alguns dos sintomas mais comuns são:

Seu computador apresenta uma intensa atividade na rede, mesmo quando todos os programas que fazem uso dela estão fechados


Seu MSN está enviando mensagens que você não digitou


Janelas falsas do Internet Explorer abrem quando você visita sites de banco


Você não consegue abrir o Gerenciador de Tarefas


Programas que você não instalou aparecem em seu micro
Vários vírus, como foi explicado anteriormente, não causam qualquer problema visível na máquina. Um antivírus geralmente é importante para detectar vírus de macro (que infectam arquivos do Microsoft Word) e vírus de boot e EXE (que infectam o setor de inicialização e arquivos no disco, respectivamente). A maioria dos códigos maliciosos que causam os problemas como os descritos acima não são “vírus”, mas sim cavalos de tróia e worms.

Como um vírus pode me infectar?
De modo geral, qualquer programa de computador pode ser um vírus. As extensões do Windows que representam programas são: exe, bat, scr, cmd, vbs, shs, js, vbe, pif. É possível fazer pequenos códigos maliciosos usando arquivo ‘reg’ também, mas estes são muito raros. Qualquer programa que possua uma linguagem de scripting (comandos) poderosa o suficiente para criar um código malicioso também pode ter seus arquivos infectados (como é o caso de algumas suítes de escritório, como o Microsoft Office).

Entretanto, Falhas de Segurança podem permitir que qualquer tipo de arquivo (tais como figuras e músicas) contenham códigos maliciosos. Exploits são códigos responsáveis por explorar essas falhas de segurança. Arquivos HTML (páginas da web), por exemplo, são geralmente inofensivos, mas devido à existência de falhas nos navegadores web (como Internet Explorer e Firefox), é possível que vírus sejam instalados abrindo-se uma página na web, coisa que não deveria ser possível se não fossem as falhas de segurança.

Existem outras falhas de segurança que tornam o computador vulnerável imediatamente quando o mesmo é conectado na internet. Esse tipo de falha possibilita que você seja infectado no mesmo instante que conectar o computador, sem fazer absolutamente nada.

Nesse sentindo, você pode ser infectado toda vez que você rodar um programa, abrir um arquivo de um programa que possa ter scripts ou uma falha de segurança grave for explorada no seu computador.

Os meios mais comuns de infecção, em nenhuma ordem específica, são:

Falha de segurança de rede, isto é, o usuário apenas conectou o computador e foi infectado


Anexos maliciosos que chegam por e-mail


Execução de programas falsos ou maliciosos. Exemplos são os programas oferecidos via e-mail através das fraudes, MSN e Orkut. Também são comuns cracks que instalam pragas na máquina antes de gerar a chave ou serial para permitir o registro pirata do programa.


Páginas maliciosas na Internet que exploram falhas no Internet Explorer. Uma busca em sites de pesquisa retorna diversos sites que exploram falhas desse tipo, portanto é fácil de ser infectado.


ActiveX no Internet Explorer. ActiveX exibem apenas uma caixa de confirmação onde o usuário aperta apenas “Sim” e um programa é instalado no computador. O processo foi modificado no Windows XP Service Pack, o que diminuiu o número de instalações de controles ActiveX maliciosos. Mas ainda é um problema
Como faço para remover um vírus?
Depende muito da praga com a qual você está lidando. Os vírus clássicos (que infectam outros programas ou arquivos para se multiplicar) só podem ser removidos com o auxílio de uma ferramenta (como um antivírus). Cavalos de tróia, worms e outros podem ser removidos manualmente, desde que se saiba quais os arquivos responsáveis por manter o programa ativo no computador.

<< Previous    1  [2]  3  4  5    Next >>

Notas & Informações

  

    Vivo

99973-3535

  Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 20:00 horas.   

vhs-para-dvd

Conversão de Fitas VHS em DVD. 

O Técnico de Computador

técnico de computador é o profissional que repara e executa manutenção em computadores e servidores. As responsabilidades do técnico podem se estender a inclusão, a montagem ou ainda a configuração de um novo hardwareinstalar e atualizar pacotes de softwares, e também a criação e manutenção de redes. Técnicos de computador trabalham com uma grande variedade de configurações, e atendem aos setores público e privado.