<< Previous    [1]  2  3  4  5    Next >>

Informações Úteis 


Vírus

O que são vírus?
Estritamente falando, vírus são códigos maliciosos capazes de infectar outros arquivos ou programas do disco rígido, assim se multiplicando. Entretanto, o termo vírus é associado popularmente com qualquer código malicioso, ou malware, incluindo cavalos de tróia, worms e até mesmo spywares e adwares.

Nesse sentido, um vírus é qualquer programa de computador feito para incomodar, assustar, roubar dados ou danificar a máquina. Vírus são programas de computador como qualquer outro que você tenha instalado na sua máquina — a diferença é que vírus são instalados sem que você dê permissão.

Existem vários tipos de vírus, são eles:

Cavalos de Tróia — também conhecidos como Trojans, são programas maliciosos que não são capazes de se espalhar por si só. Muitos programas maliciosos (como backdoors abaixo) não se espalham por si só e portanto também caem na definição de cavalo de tróia.


Backdoor — (”porta dos fundos”) permite que um computador infectado seja controlado remotamente.


Worms — são capazes de se espalhar para outros computadores usando recursos da rede, seja o compartilhamento de arquivos da LAN ou o e-mail da internet. Alguns worms também se espalham via MSN, Orkut e programas P2P, como Kazaa, eMule, etc.


Keylogger — Cavalo de Tróia capaz de capturar informações sobre as teclas digitas para enviar ao criminoso.


Macro Virus — Vírus de Macro. São vírus capazes de infectar arquivos do Microsoft Office.


Rootkit — Rootkits são códigos maliciosos feitos para esconder outros vírus, dificultando sua remoção. Rootkits sofisticados são geralmente usados para infectar servidores e outros computadores onde o atacante quer manter o controle sobre a máquina durante um longo período de tempo. Leia mais sobre rootkits clicando aqui.


Stealth Virus — (”vírus camuflados”) vírus que tentam ao máximo esconder sua presença. Geralmente associadas com vírus antigos (que infectam arquivos), as técnicas utilizadas por vírus deste tipo são bem diferentes daquelas utilizadas por rootkits, apesar de que o objetivo é o mesmo.


Malware — termo geral para determinar qualquer tipo de vírus ou programa indesejado (inclusive adwares, spywares, dialers…)
Quem faz os vírus e por quê?
De início, programar vírus era um desafio. A maioria dos primeiros vírus de computador apenas se multiplicavam, sem causar danos ou maiores dores de cabeça. Como seu tamanho era pequeno, esses códigos maliciosos eram difíceis de se perceber porque não causavam lentidão ou perda significativa de espaço em disco.

Atualmente, grande parte dos vírus é feita com objetivos financeiros, isto é, para trazer benefícios em dinheiro para o criador da praga digital. Alguns são feitos para roubar senhas de banco, enquanto outros são tornam o computador do usuário em um zumbi que envia spam (mensagens publicitárias indesejadas) — como o envio do spam é pago pelo anunciante, o criador da praga utiliza a conexão do usuário gratuitamente para fazer dinheiro através do vírus. Mesmo que seu computador não tenha nada de valioso (como senhas ou informações bancárias), seu próprio computador e conexão já são valiosos o suficiente para o programador de vírus.

Existe um boato na Internet que diz que as próprias companhias de antivírus fazem os vírus, para manter o mercado. O boato é completamente infundado, visto que os primeiros vírus surgiram muito antes das companhias antivírus e vários criadores de pragas que causaram epidemias já foram presos. Se você receber um e-mail que faz essa afirmação, ignore-o e não o passe adiante.

<< Previous    [1]  2  3  4  5    Next >>

Notas & Informações

  

    Vivo

99973-3535

 

Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 20:00 horas.   

 

Conversão de Fitas VHS em DVD. 

O Técnico de Computador

técnico de computador é o profissional que repara e executa manutenção em computadores e servidores. As responsabilidades do técnico podem se estender a inclusão, a montagem ou ainda a configuração de um novo hardwareinstalar e atualizar pacotes de softwares, e também a criação e manutenção de redes. Técnicos de computador trabalham com uma grande variedade de configurações, e atendem aos setores público e privado.