<< Previous    [1]  2  3  4  5  ...8    Next >>

Dicionário de Informática




A  

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line): 

Tecnologia da família DSL (Digital Subscriber Line) adequada à comunicação de dados. Indicada  para navegação na Internet. Possui velocidades diferentes de transmissão para upload e  download da informação, podendo chegar a 16 Mbits por segundo. Athlon:  É o nome de uma série de processadores da plataforma x86 criados pela Advanced Micro 

Devices (AMD). O processador Athlon original (ou clássico) foi o primeiro processador x86 de 

sétima geração. A AMD continuou utilizando o nome Athlon nos processadores Athlon 64,  processadores de oitava geração que possuem a tecnologia AMD64.

AVI (Audio Video Interleave): Formato padrão para gravação e reprodução de vídeo no ambiente Windows.

Backup:  Processo de reprodução de arquivos para outro dispositivo como: disco rígido, disquete, CD, entre outros. É utilizado como medida de precaução em caso de problemas ou acidentes no dispositivo original.

Barramento AGP (Accelerated Graphics Port): 

Desenvolvido especialmente para a comunicação com vídeo. Sua principal vantagem é o uso de  maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objetos 3D, além da alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicação na tela.

Barramento ISA (Industry Standard Architecture): 

Apesar de não ser mais utilizado com freqüência, esteve presente na maior parte dos 

computadores. Formado por slots que trabalham com 8 e 16 bits por vez.

Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect): 

Criado pela Intel na época do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI é  utilizado até hoje. Tem a capacidade de trabalhar a 32 ou 64 bits. Um slot PCI de 32 bits pode  transferir até 132 MB por segundo. Os slots PCI são usados por vários tipos de periféricos, como  placas de vídeo, placas de som, placas de rede, modem, entre outros.

Barramento PCI Express: 

Padrão que proporciona altas taxas de transferência de dados entre o computador em si e um  dispositivo. Por exemplo, entre a Placa Mãe e uma Placa de Vídeo 3D. A tecnologia conta com  um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transferência de dados. 

 

Barramentos: 

Conjunto de sinais digitais com os quais o processador comunica-se com o seu exterior, ou seja,  com a memória, chips da Placa Mãe, periféricos, entre outros.

BIOS (Basic Input Output System):  É a memória básica do equipamento, na qual se localizam instruções primárias do gerenciamento 

de dispositivos de entrada e saída do computador.

Bit (Binary Digit):  Dígito binário. É a menor unidade de armazenamento de dados.

Bluetooth:  Padrão de comunicação sem fio de baixo custo e de curto alcance. Permite a comunicação sem  fio entre aparelhos eletrônicos como: celulares, notebooks, palm s, PCs, scanners,  impressoras e outros equipamentos que possuam um chip Bluetooth. Esta comunicação realizase  através de ondas de rádio na freqüência de 2.4 GHz. Não necessita de licença e está disponível em quase todo o mundo. O nome provém do rei Harald Blatan, que comandou a 

Dinamarca no Século X e foi apelidado de Bluetooth por possuir uma coloração azulada nos  dentes. Em seu reinado, Harald Bluetooth unificou a Dinamarca, daí o termo Bluetooth, que  significa unificação.

BMP (BitMaP):  Formato de imagens padrão do Windows.

BPS (Bits Por Segundo):  Padrão de medida para velocidades de transmissões digitais. Um modem de 56K irá transmitir  56.000 bits por segundo.

Bridge:  Equipamento que conecta duas redes locais (LANs) ou dois segmentos de uma mesma LAN.  

Browser:  Programas utilizados para localizar e visualizar arquivos em HTML. Eles permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites.

Byte:  Série de 8 bits, que representa um único símbolo.

Cartucho de Tinta:  Consumível utilizado nas impressoras jato de tinta. Tanto podem servir como depósito para a  tinta como atuar como cabeça de impressão.

CD (Compact Disc):  Disco Compacto. Criado em 1979 e omercializado a partir da década de 80, é um dos mais  populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de músicas e softwares de  computador.

CD-R:  Mídia de armazenamento que pode ser gravada uma única vez, mas ter várias sessões,  possibilitando a utilização de parte do disco e a gravação do outro conteúdo posteriormente.  Entretanto não pode ter seu conteúdo apagado. Capacidade de 650MB e 700MB. Compatível 

com a maioria dos gravadores de CD.

CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory):  Disco óptico semelhante ao CD de música, mas que pode armazenar sons, imagens e textos. 

Conhecido como disco somente para leitura, é o formato utilizado por programas vendidos  comercialmente. Não pode ter seu conteúdo alterado. Capacidade de 650MB. Compatibilidade  com todos os drivers de leitura de CD.

CD-RW:  Leitor e gravador de CD.

Celeron:  É a marca usada pela Intel em diferentes microprocessadores x86 de baixo custo.  A família Celeron complementa a linha de alta performance da empresa (atualmente a Core 2  Duo, anteriormente a linha Pentium). Indroduzido em 1998, o primeiro Celeron era baseado no  Pentium II, porém sem cache externo. Versões posteriores eram baseados no Pentium III,  Pentium 4, Pentium M, Core Solo, Core Duo e Core 2. Esses processadores rodam muitos  aplicativos de forma satisfatória, porém apresentam algumas limitações de performance quando 

<< Previous    [1]  2  3  4  5  ...8    Next >>

Notas & Informações

  

    Vivo

99973-3535

 

Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 20:00 horas.   

 

Conversão de Fitas VHS em DVD. 

O Técnico de Computador

técnico de computador é o profissional que repara e executa manutenção em computadores e servidores. As responsabilidades do técnico podem se estender a inclusão, a montagem ou ainda a configuração de um novo hardwareinstalar e atualizar pacotes de softwares, e também a criação e manutenção de redes. Técnicos de computador trabalham com uma grande variedade de configurações, e atendem aos setores público e privado.